Saiba como descobrir qual o aparelho ideal para proteger seus equipamentos contra quedas e oscilações de energia.
Quedas de energia, apagões, distúrbios e oscilações no fornecimento de energia elétrica são apenas alguns dos diversos riscos que os equipamentos eletrônicos sofrem quando conectados à rede. Existem alguns aparelhos que garantem proteção extra a estes equipamentos, permitindo desde o uso contínuo em caso de ausência de energia, como também cuidado com a tensão alimentada da rede para a carga.
Confira a seguir quais são estes aparelhos e quais as principais diferenças entre eles:
Nobreak: A principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente de rede elétrica. Isto é possível pela utilização de baterias, que podem gerar até várias horas de autonomia, dependendo da configuração do nobreak e da carga (equipamento), sendo que, baseados na carga, dimensionamos o nobreak que podem ser de baixa, média e alta potência.
Por exemplo: se o usuário tiver um nobreak de baixa potência ligado ao computador, ele possui autonomia de aproximadamente 10 minutos, suficiente para permitir ao usuário fechar todos os arquivos com segurança.
Gerador: Por possuir um motor interno que é alimentado continuamente com combustível, o gerador garante abastecimento de energia aos equipamentos eletrônicos com autonomia muito superior a um nobreak. Geralmente, seu uso está atrelado a equipamentos que não podem, sob hipótese alguma ficar sem o fornecimento de energia, como é o caso de hospitais, aeroportos, bancos etc.
Estabilizador: É um equipamento que permite manter a tensão de alimentação da carga mais próxima possível da nominal (120V ou 220V), porém se houver interrupções de energia elétrica a carga desliga. Ou seja, ele realiza o condicionamento de energia, mas não fornece energia.
Filtro de linha: Protege a rede elétrica de pequenos surtos e ruídos, e por possuir um fusível responsável por desligar a alimentação elétrica, o filtro de linha também protege a rede contra curto-circuitos. Além disso, este dispositivo pode ser usado para expandir o número de tomadas disponíveis.
É importante lembrar que os nobreaks NHS garantem diversos níveis de proteção do equipamento (além da garantia de funcionamento em caso de ausência de luz). Confira alguns destes:
Proteção contra subtensão e sobretensão na rede elétrica;
Proteção contra profunda descarga da bateria;
Proteção contra surtos de tensão;
Proteção contra sobrecarga temporizada;
Proteção contra sobretemperatura interna;
Desligamento automático por carga mínima de bateria;
Desligamento por curto-circuito na saída;
Para maiores informações acesse o site www.nhs.com.br ou www.resinfo.com.br
Fonte: Blog NHS