Um analista de segurança da Universidade do Texas descobriu uma vulnerabilidade na versão mais recente do Android que pode bloquear a tela do dispositivo. A falha permite que invasores consigam ter acesso total ao celular fazendo o bypass da tela de bloqueio. Para funcionar, no entanto, é preciso que uma senha seja configurada, e não um desenho.
De acordo com John Gordon, responsável pela descoberta, usando o modo de desenvolvedor, além de acessar todas as informações do usuário, um invasor seria capaz de instalar softwares maliciosos no dispositivo. "Se, por exemplo, você fornecer seu telefone a um agente da polícia durante uma triagem , ele poderia vasculhar o dispositivo ou plantar algo nele sem que a pessoa saiba", explica.
A vulnerabilidade foi testada apenas em smartphones Nexus, mas Gordon acredita que ela provavelmente funcione em outros dispositivos que rodam o Android Lollipop.
O Google tomou conhecimento do problema em junho e já lançou uma correção para a falha em agosto. A ameaça foi classificada como de "gravidade moderada", já que precisa de acesso físico ao telefone para que seja explorada.
Matéria retirada de Olhar Digital, em 23/09/2015, às 15:22.