A Kaspersky, fabricante de softwares, realizou uma pesquisa com mais de mil norte-americanos para entender melhor o "efeito Google". De acordo com os especialistas, trata-se de uma amnésia digital, já que a memória não é mais tão importante — visto que temos a internet e todas as informações com apenas um toque de distância. Veja: isso não é um transtorno, apenas uma adaptação da nossa era.

Se a amnésia digital pudesse ser explicada em apenas uma frase, a Kaspersky indica que é "a experiência de esquecer informações que estão armazenadas em algum dispositivo que você confia, sendo de fácil acesso". Com isso, a pesquisa mostrou que existe uma conexão entre disponibilidade de informação em gadgets e o nosso armazenamento cerebral.

Nós somos criaturas altamente adaptáveis e apenas não nos lembramos de tudo porque não é mais algo vantajoso

Além dos especialistas da Kaspersky, outros dois participantes de peso ajudaram na pesquisa: Dr. Kathryn Mills (UCL Institute of Cognitive Neuroscience) e Dr. Maria Wimber (School of Psychology University of Birmingham).

ADVERTISEMENT

Mais de mil pessoas foram entrevistadas e, dentro delas, 91% admitiram a dependência da internet, 44% revelaram que utilizam o smartphone como uma caixa de memória adicional e quase metade faz uma busca online para tentar se lembrar de alguma informação — 28% das pessoas também podem se esquecer desse dado.

Outra informação mostrou que 67,4% dos entrevistados conseguiu se lembrar do número telefônico da própria casa durante a infância/adolescência e um terço não conseguiu se lembrar dos números dos filhos, familiares ou colegas de trabalho. Antes, era necessário memorizar tudo — ou anotar em uma agenda de contatos física.

"O ato de esquecer algo não é intrinsecamente uma coisa ruim. Nós somos criaturas altamente adaptáveis e apenas não nos lembramos de tudo porque não é mais algo vantajoso. O ato de esquecer só se torna algo ruim quando envolve perder informações que nós realmente precisamos saber. Já o ato da memorização é uma habilidade, e também é importante como ferramenta cognitiva para navegar neste mundo. Resumindo: ser capaz de memorizar é uma habilidade importante de se ter, mas apenas se realmente precisarmos disso", explicou a Dr. Mills.

Conclusão

Segundo a Kaspersky, o único problema é a nossa confiança extrema em dispositivos online para armazenar a "nossa vida" — obviamente, já que ela é uma empresa que desenvolve antivírus.

Um ponto importante é a questão de perder essas informações vitais de maneira fácil, desde o furto físico de um gadget até a ação de algum malware ou rootkit. Por exemplo, a empresa notou que, em 2014, 24% dos usuários Mac e 32% dos usuários Windows sofreram algum ataque de vírus.

Além disso, a companhia notou que a amnésia digital é uma tendência crescente entre pessoas de todas as idades — e não apenas as gerações mais jovens. Por isso, é necessário entender a direção e as implicações disso para proteger os nossos dados.

No final das contas, não somos nós que estamos ficando idiotas ou desmemoriados. Estamos apenas passando por uma "adaptação cerebral" durante a enxurrada de tecnologia que vemos. Como explicou o Dr. Mills, somos criaturas altamente adaptáveis, então, não se preocupe caso você esqueça o número da sua casa quando você era criança.

Artigos relacionados
Estudo comissionado pela empresa de segurança digital Kaspersky Lab aponta aumento da dependência de dispositivos eletrônicos para memorização Um estudo divulga...
Leia Mais [+]
Kaspersky Lab amplia cooperação com a INTERPOL e a EuropolA Kasperksy Lab assinou um acordo com a INTERPOL e um memorando de entendimento com a Europol para aum...
Leia Mais [+]
Os riscos de ser inteligenteESPECIALISTAS ALERTAM: cidades que contam com mecanismos tecnológicos de gerenciamento podem se tornar alvo de ameaças muitas vezes ...
Leia Mais [+]