Aproveitando-se do interesse pelo aplicativo WhatsApp, cibercriminosos têm enganado usuários com páginas falsas de download do aplicativo de mensagem instantânea, segundo alerta emitido pela empresa de segurança Kaspersky na quarta-feira (8). De acordo com a companhia, a instalação dessas versões genéricas do programa no smartphone ou em um computador podem causar cobranças indevidas ou instalação de aplicações sem o consentimento da pessoa.
Os golpistas têm utilizado técnicas para fazer com que suas páginas apareçam bem em rankings de busca. Com isso, um usuário desavisado pode acessar uma página dessas após uma pesquisa no Google, por exemplo, e instalar códigos maliciosos no seu dispositivo.
Uma das técnicas para fazer esses sites serem bem colocados na busca é o próprio endereço usado por eles, como "baixar-whatsapp-gratis.com" e "baixarwhatsapp.com.br". Segundo a companhia de segurança, após clicar no link de download presente nessas páginas falsas, o usuário baixa um código malicioso.
Uma das pragas detectadas pela empresa de segurança é a instalação de um trojan chamado SMS Gol. Ela faz com que o usuário pague pela instalação de determinadas aplicações ou envie mensagens de texto sem seu consentimento.
Para a instalação de aplicativos, a recomendação é que as pessoas baixem diretamente nas lojas de aplicativo de seus respectivos sistemas operacionais.
Nesses ambientes, geralmente, empresas como Apple (com a App Store), Google (com o Google Play) e Microsoft (com a Windows Store) costumam verificar se os programas oferecem algum tipo de perigo aos seus usuários.