É impossível escapar de brechas de segurança em HDs, diz especialista



Falhas graves de segurança que podem permitir a espionagem em computadores no mundo todo foram reveladas pela Kaspersky nesta semana e o diretor da pesquisa, que classificou a estrutura de espionagem como "profissional", sugere que o único meio de escapar da vulnerabilidade provocada por essa estrutura é se livrar dos HDs.



A estrutura de espionagem consiste numa série de discretas brechas deixadas de propósito no firmware de HDs das principais marcas de mercado, como Seagate, Toshiba, IBM, Micron Technology, Samsung e Western Digital. Essas brechas permitem que spywares possam ser instalados em áreas não visíveis por um sistema operacional, por exemplo.

Alguns programas espiões forçam a sua própria instalação mesmo após a formatação do disco rígido, e fazem isso silenciosamente. Ou seja, não é possível remover os programas que operam em função da NSA pois estes não são visíveis.

Costin Raiu, responsável pela pesquisa, afirmou que reprogramar o firware é uma tarefa difícil e cara, já que cada firmware tem suas próprias características. Reprogramar muitos HDs com firmwares diferentes seria praticamente impossível.

Um grupo identificado como Equation opera utilizando essas brechas e vários spywares identificados pela empresa russa operam de forma semelhante aos programas desenvolvidos pela NSA, a agência de segurança norte-americana.

Segundo a Kaspersky, as principais empresas do mercado de HDs apresentam produtos com falhas, a princípio, incorrigíveis e que permitem desde a monitoração da atividade nos discos rígidos até a quebra as arquivos criptografados e acesso a todos os dados pessoais do usuário.

O Brasil também é alvo das falhas de segurança nos HDs,- embora as incidências de ataques de spywares sejam menores por aqui - nosso país figura entre alvos como Irã, Rússia, Afeganistão e China. O mapa abaixo detalha a rede de ataques ocultos promovidos pelo Equation group:

Num momento onde a segurança do sistema de armazenamento em discos rígidos está sendo colocado em xeque, a computação em nuvem continua ganhando terreno: as projeções de crescimento para os próximos dois anos são de aproximadamente 70% no mundo todo.

Artigos relacionados
Há alguns anos atrás, um videogame, malabares ou uma máquina de pinball seriam objetos estranhos em um escritório de uma empresa de tecnologia. Mas, depois do s...
Leia Mais [+]
Quanto Pode Custar um Ataque do Tipo DDoS Contra sua Organização?Um ataque do tipo DDoS quando lançado contra uma empresa, pode causar perdas consideráveis - co...
Leia Mais [+]
Usuários de Mac e PC sofrem o mesmo nível de ameaças on-lineDe acordo com pesquisa, usuários de Mac geralmente são menos conscientes das ameaças da internet do ...
Leia Mais [+]