Oito promessas de cibersegurança que você deve fazer este ano

Quando você se conecta a internet, tanto o seu computador pessoal quanto o seu celular se transformam em guerreiros solitários em um território hostil e desconhecido. Na maioria dos casos, seus dispositivos não são capazes de detectar quem está do outro lado, podendo se tratar de um amigo, mas também de um perigoso cibercriminoso.



“Existem inúmeras soluções de segurança desenhadas para manter as informações e dispositivos dos usuários protegidos. No entanto, estas ferramentas dependem da vontade do usuário e, por isto, não são 100% eficientes. Em outras palavras, somos nós que determinamos se nossas informações ou nosso dinheiro correm risco de serem roubados. Somos nós que clicamos em links suspeitos, que fazemos download de arquivos suspeitos e que ignoramos as advertências de segurança dos aplicativos” adverte Dmitry Bestuzhev, Diretor do Time de Investigação e Análise para Kaspersky Lab América Latina.

“Além disso, nenhuma solução de segurança pode funcionar em um dispositivo sem que o dono a autorize. Por isso, é importante entender quão importante é prestar atenção na segurança do seu sistema”, conclui Bestuzhev.

Para o especialista, a Kaspersky Lab oferece as seguintes 8 promessas de cibersegurança que devemos traçar como metra para 2015:

- Prometo me informar sobre como criar e lembrar uma senha forte. Vou utilizar uma chave única para cada uma das minhas contas e uma senha completa para minha conta de e-mail pessoal.

- Vou entender porque é tão importante instalar todas as atualizações do sistema e prometo faze-lo assim que chegarem as notificações.

- Prometo fazer back up dos meus dados mais relevantes e não perder acesso a fotos, arquivos médicos, de trabalho e outros “tesouros preciosos”. Inclusive, prometo chegar seu bom funcionamento. Isto porque não quero gastar dinhero para recuperar arquivos perdidos.

- Prometo ser cuidadoso ao me conectar a uma rede wi-fi pública. Vou assistir a este video e entender porque não devo ingressar em qualquer rede.

- Vou ler sobre phishing, como evita-lo e não serei vítima de cibercriminosos. Prometo não ser enganado tão facilmente: vou olhar com atenção os links e as páginas da web de todas as mensagens (e-mails, Facebook e outros recursos) e as extensões dos arquivos de todos os sites.

- Prometo não baixar nenhum conteúdo pirata. Também vou ser cuidadoso quando usar uma rede de download de torrents.

- Prometo ser cauteloso para proteger a mim e a minha família de surpresas indesejadas quando me conectar e desconectar.

- Por último, mas não menos importante, sempre prestarei atenção aos conselhos dados por mina solução de proteção antivírus para estar protegido o ano todo.

Para baixar uma versão grátis de 30 dias do Kaspersky Internet Security multidispositivos 2015, clique aqui: http://brazil.kaspersky.com/downloads/versoes-de-teste/internet-security

Sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab é o maior fornecedor de capital fechado do mundo de soluções de Proteção de Endpoint. A empresa está classificada entre as quatro maiores do mundo fornecedoras de soluções de segurança para usuários de endpoint*. Ao longo de sua história de mais de 17 anos a Kaspersky Lab manteve-se como uma companhia inovadora em segurança de TI e fornecedora de soluções de segurança digital eficazes para grandes empresas, PMEs e consumidores finais. A Kaspersky Lab, tem sua holding registrada no Reino Unido e atualmente opera em cerca de 200 países e territórios em todo o mundo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários. Saiba mais em www.kaspersky.com.br

A empresa foi classificada em quarto lugar na classificação IDC Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendedor, 2012. A avaliação foi publicada no relatório IDC "Worldwide Endpoint Security 2013-2017 Forecast and 2012 Vendedor Shares (IDC n º 242618, agosto de 2013). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com os ganhos provenientes da venda de soluções de segurança de terminais em 2012.

Artigos relacionados
Xadrez cibernéticoAs indústrias de segurança cibernética, que movimentam US$71 bilhões, orientam suas atividades cada vez mais em função dos interesses de gover...
Leia Mais [+]
Veja como tornar a internet um ambiente mais seguro para as criançasPara crianças, a internet é como um campo minado – cheios de perigos escondidos e prestes a ...
Leia Mais [+]
Maioria dos internautas brasileiros vê risco em compras onlinePesquisa indica que métodos de segurança de fornecedores de pagamento via internet ainda não ganha...
Leia Mais [+]