Kaspersky Lab apresenta previsões para 2045
Há 30 anos, o computador pessoal começou a fazer parte do uso cotidiano, transformando o jeito como as pessoas se relacionam, trabalham, aprendem, etc.
Em comemoração a este aniversário, os especialistas da Kaspersky Lab, fornecedora de soluções de segurança para usuários de endpoint, fizeram uma previsão de como a tecnologia da informação pode se desenvolver nos próximos 30 anos.
Robôs: Em pouco tempo, é provável que a população mundial inclua bilhões de pessoas e bilhões de robôs, com este último fazendo quase todo o trabalho pesado e de rotina. As pessoas vão trabalhar na melhoria dos softwares dos robôs e a indústria de TI será o lar de empresas que desenvolvem programas para robôs assim como, hoje em dia, eles desenvolvem aplicativos para usuários baixarem e instalarem.
Pessoas Mecânicas: Transplantes vão começar a utilizar órgãos artificiais controlados eletronicamente e implantes de próteses serão procedimentos cirúrgicos de rotina. Nanorobôs vão viajar profundamente dentro do corpo humano para entregar drogas a células doentes ou realizar microcirurgias. Sensores especialmente instalados irão monitorar a saúde das pessoas e transmitir suas descobertas para um armazenamento em nuvem que poderá ser acessado pelo médico local. Tudo isso deve levar a um aumento considerável da expectativa de vida.
Casas Inteligentes: As pessoas viverão em casas inteligentes, onde a maioria dos confortos serão totalmente automatizados. O software que coordena a casa cuidará do abastecimento de energia, água, alimentos e suprimentos para consumo.
Fim dos computadores: O PC pode ter iniciado todo o boom de TI, mas em 2045, provavelmente, iremos vê-los apenas em museus. Para ser mais preciso, não vamos precisar de uma única ferramenta para trabalhar com dados - que é basicamente tudo o que um computador faz.