China planeja seu próprio sistema operacional para fugir das garras de empresas ocidentais
autor: josé
Assine a tag china para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados
A China anda muito preocupada com a utilização de softwares ocidentais em seu país. O governo já impediu o uso do Windows 8 em computadores da administração federal, baniu softwares de segurança da Kaspersky e Symantec e iniciou uma investigação em quatro escritórios locais da Microsoft, acreditando que a companhia havia traído sua confiança. Agora, o país estaria planejando lançar seu próprio sistema operacional para competir com a própria Microsoft, Google e Apple.
De acordo com a agência estatal Xinhua, Ni Guangnan, da Academia de Engenharia Chinesa teria dito que o sistema poderia ser lançado já em outubro deste ano. Não foram revelados muitos detalhes, mas o país teria sido motivado pelo fim do suporte ao Windows XP. A opção seria aderir ao Windows 8, mas ele foi banido porque o governo teme pela segurança dos dados caso a Microsoft encerre o suporte ao novo sistema assim como fez com o XP.
O SO chinês seria disponibilizado primeiro para desktops, depois para dispositivos móveis. Não está claro, no entanto, se usuários de outros países poderiam ter acesso ao sistema. Baseado nos comentários de Guangnam, é provável que, a princípio, não.
Esta não é a primeira vez que a China tenta romper laços com sistemas ocidentais para favorecer os desenvolvidos sob a sua tutela. Mais de uma década atrás, ela tentou emplacar o Kylin, sistema operacional baseado em FreeBSD, demonstrado no vídeo abaixo. No ano passado, um sucessor foi anunciado: o Ubuntu Kylin.