Transações via Mobile Banking aumentaram 184% no último ano

A última Pesquisa FEBRABAN de tecnologia bancária, estudo realizado anualmente pela Federação Brasileira de Bancos em conjunto com a Strategy&, consolidou a expectativa de crescimento das transações financeiras realizadas através de Internet e Mobile Banking

A última Pesquisa FEBRABAN de tecnologia bancária, estudo realizado anualmente pela Federação Brasileira de Bancos em conjunto com a Strategy&, consolidou a expectativa de crescimento das transações financeiras realizadas através de Internet e Mobile Banking. A surpresa, porém, foram os números deste crescimento, que superaram todas as estimativas de profissionais e especialistas da área.



As transações via Mobile Banking (transações bancárias realizadas à partir de smartphones) cresceram incríveis 184% no último ano, e já são a principal aposta do setor para intensificar a utilização de meios digitais, o que permite aos bancos oferecer uma maior flexibilidade de produtos e serviços, com menor custo operacional.

Os números divulgados pela FEBRABAN foram estimulados, sobretudo, pela popularização dos Smartphones no mercado brasileiro. Segundo pesquisa da IDC, o número de smartphones vendidos no Brasil atingiu 35,6 milhões de unidades em 2013, o que representa um crescimento de 123% em relação ao ano anterior.

Para incentivar a utilização do Mobile Banking, os bancos investem cada vez mais em tecnologia e aplicativos que visam facilitar o dia a dia de seus consumidores. Um bom exemplo, cada vez mais popular, é a possibilidade pagar boletos bancários pelos smartphones, dispensando o cliente, inclusive, de digitar os números do boleto, já que os aplicativos utilizam o leitor dos smartphones para captar o código de barras automaticamente.

A participação do Mobile Banking no mercado financeiro brasileiro passou de 0,1% em 2009, ou seja, praticamente zero, para 5,8% das transações bancárias de 2013.

Este número se torna ainda mais expressivo se considerarmos a péssima qualidade da internet brasileira, sobretudo da internet móvel, que oferece a seus consumidores planos caros, baixíssima taxa de transmissão e infraestrutura pífia, quando comparada a países desenvolvidos.

O perfil das transações realizadas via Mobile Banking demonstra também que os consumidores, talvez, ainda não confiem na segurança dos aplicativos bancários para os Smartphones. Cerca de 97% das transações que utilizam este canal representam operações que não envolvem movimentações financeiras, como por exemplo, consulta de saldos e extratos.

É importante salientar, que apesar de todo o investimento das instituições financeiras em segurança, o cliente é o principal responsável pela proteção de seu smartphone. As principais fabricantes de antivírus e antispyware do mercado, como Kaspersky, Avast, McAfee e Norton já oferecem versões especificas para reforçar a segurança dos celulares e podem ser importantes, principalmente a clientes de Mobile Banking.

Segundo a FREBRABAN, as transações virtuais (Mobile e Internet Banking) ultrapassaram, em 2013, a soma de transações realizadas em ATMs, agências bancárias e Centrais de Contatos e já são o canal preferencial dos clientes bancários. Com a iminente solidificação deste cenário, o perfil das agências bancárias no Brasil tende a mudar e, assim como já acontece no EUA, se tornar cada vez mais espaços para relacionamento.

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