Uma iniciativa de dinamarqueses de Copenhague quer revolucionar o conceito de múltiplos monitores e eliminar a necessidade de fios para conectar dois ou mais dispositivos. Chamado Airtame, o projeto faz a transmissão de imagens em alta definição com o som através da rede Wi-Fi, funcionamento muito similar ao Chromecast do Google.
O dongle do Airtame se conecta a uma televisão através da entrada HDMI e com força vindo da entrada USB da TV, permitindo que o software do aplicativo se comunique com ele através da rede Wi-Fi. Uma vez estabelecida a comunicação, o usuário pode usar a telona como um segundo monitor, duplicando ou estendendo sua área de trabalho. O aplicativo também pode se comunicar com outros computadores, permitindo o streaming da área de trabalho de um equipamento em outros.
Estas funções permitem várias aplicações. Segundo a equipe do Airtame, alguns dos usos do software são de se assistir vídeos na televisão, conectar a projetores em salas de aula sem se preocupar com o tamanho do cabo e mostrar apresentações em vários computadores em salas sem projetor.
O software do Airtame está disponível em versões para Apple, Linux e Windows e usa código open source. O co-fundador técnico da iniciativa, Attila Sukosd, aponta que a equipe criou um protocolo customizado para o projeto, o que dá suporte a "mais opções que outras soluções no mercado". "Um dos motivos que nos levaram a criar o Airtame é que estávamos cansados de ver outras companhias focadas em excluir seus competidores de suas soluções ao invés de tentar criar um produto bom e inclusivo", aponta.