O chefe de dispositivos da Microsoft, Julie Larson-Green, declarou que a empresa está dedicando esforços para unificar o Windows 8, Windows RT e Windows Phone em um só sistema operacional. A declaração em que o executivo reconhece a fragmentação do software foi feita durante uma conferência na Califórnia, realizada entre os dias 19 e 21 de novembro.
"Temos o Windows Phone, o Windows RT e o Windows 8. Nós não teremos três", disse.
A gigante de tecnologia, inclusive, já indicou que planeja unir a Windows Store e Windows Phone Store em uma só loja de aplicativos, conforme apontou o diretor de gerenciamento de programas da Microsoft, John Montgomery, ouvido pelo TechTudo. O processo começou em outubro com a unificação de login para os desenvolvedores em ambos os marketplaces.
Existe também a possibilidade de que, em um futuro próximo, o Windows RT - projetado para tablets Surface e outros - seja adaptado para rodar em telefones, como um primeiro passo para a unificação das plataformas, segundo disse o chefe do Windows, Terry Myerson, no passado.
Larson-Green lembrou que o grande desafio da empresa de software fundada por Bill Gates é tornar a versão completa do Windows mais eficiente energeticamente, tornando-a também uma candidata a rodar em dispositivos móveis e híbridos, que têm menos autonomia de bateria e não podem ser carregados sempre que necessário, como acontece com um notebook comum.