Uma pesquisa da Kaspersky Lab feita em associação com a B2B International revelou que um número significativo de empresas não presta atenção suficiente às práticas corporativas de segurança da informação.
A pesquisa, realizada em novembro de 2012, envolveu mais de cinco mil gerentes sênior de TI em todo o mundo. Especificamente, foi mostrado que 35% das empresas expõem dados corporativos ao acesso não autorizado por não usar tecnologias de criptografia.
A espionagem corporativa e vazamentos acidentais de dados representam uma grave ameaça a qualquer empresa. Porém, muitas ainda relutam em proteger informações críticas com a implementação de um software de segurança.
De acordo com os dados da B2B International, a Criptografia em Nível de Arquivos e Pastas, capaz de proteger de forma confiável arquivos e pastas críticas para os negócios, e a Criptografia do Disco Completo, que oculta o conteúdo de todo o disco rígido, inclusive arquivos temporários, dos olhares curiosos, são usados por cerca de metade de todas as empresas do mundo. Para essas organizações, qualquer informação que caia nas mãos de criminosos virtuais exigirá tempo e poder de computação consideráveis, muitas vezes proibitivos, para ser descriptografada.
No entanto, apesar dessas vantagens óbvias, 34% das empresas não usam a FLE e 17% não planeja utilizar no futuro. Os números referentes à FDE são semelhantes: 36% e 18%, respectivamente. Essa abordagem coloca em risco a integridade das informações corporativas, incluindo dados confidenciais, com consequências potencialmente graves ou mesmo fatais para a empresa.
Tecnologias de criptografia da Kaspersky Lab
A nova plataforma corporativa Kaspersky Endpoint Security for Business fornece a seus clientes Criptografia em Nível de Arquivos e Pastas e Criptografia do Disco Completo para proteger informações confidenciais. Os principais benefícios oferecidos pela solução incluem suporte à criptografia de dados em mídias externas de armazenamento e o gerenciamento centralizado das ferramentas de criptografia e dos direitos de acesso de usuários a informações sigilosas. Como resultado, é fácil e direto minimizar o risco de perda de dados.
Como o Kaspersky Endpoint Security for Business foi inteiramente desenvolvido pelos especialistas da Kaspersky Lab, essa tecnologia de criptografia funciona perfeitamente com os outros componentes de segurança corporativa, o que significa que não existem problemas de compatibilidade para os clientes corporativos.
Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é o maior fornecedor de capital fechado do mundo de soluções de Proteção de Endpoint. A empresa está classificada entre as quatro maiores do mundo fornecedoras de soluções de segurança para usuários de endpoint*. Ao longo de sua história de mais de 16 anos a Kaspersky Lab manteve-se como uma companhia inovadora em segurança de TI e fornecedora de soluções de segurança digital eficazes para grandes empresas, PMEs e consumidores finais. A Kaspersky Lab, tem sua holding registrada no Reino Unido e atualmente opera em cerca de 200 países e territórios em todo o mundo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários. Saiba mais em www.kaspersky.com.
* A empresa foi classificada em quarto lugar na classificação IDC Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendedor, 2012. A avaliação foi publicada no relatório IDC "Worldwide Endpoint Security 2013-2017 Forecast and 2012 Vendedor Shares (IDC n º 242618, agosto de 2013). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com os ganhos provenientes da venda de soluções de segurança de terminais em 2012.