O Google começou a testar um novo modelo de criptografia nos arquivos enviados pelos internautas ao seu serviço de armazenamento na nuvem, o Google Drive. De acordo com o site Cnet, uma pequena porcentagem dos dados armazenados nos servidores do Drive, inclusive, já está sob a nova proteção.

 

Duas fontes com conhecimento do projeto revelaram ao Cnet que os testes começaram nesta semana e têm como objetivo fazer com o que o Google se diferencie de outras empresas que, segundo informações recentes, podem passar dados de usuários para o governo norte-americano.

Normalmente os servidores destas companhias possuem chaves de criptografia somente nas conexões, mas não nos arquivos armazenados e nas informações pessoais.

Após as fontes passarem as informações ao Cnet, o site entrou em contato com o Google, mas a companhia se recusou a comentar o assunto.

Em abril de 2012, a empresa já havia afirmado que os arquivos eram enviados para os servidores em transferências criptografadas, porém, armazenados em servidores sem qualquer criptografia. Caso a mudança realmente ocorra, o Google não poderá disponibilizar estes arquivos para terceiros nem em casos onde seja solicitado pela justiça.

O Google tem um histórico de lutar pela privacidade de seus usuários e pela liberdade na Internet e, por isso, parece estar tentando adicionar mais uma camada de proteção aos dados que os internautas guardam em sua rede – seja contra a espionagem de autoridades ou contra um possível ataque hacker. Resta saber se os rumores serão confirmados e se a companhia vai anunciar as alterações nas políticas de armazenamento do Drive.

 

 

Fonte:www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/google-quer-criptografar-arquivos-do-drive-para-evitar-espionagem.html

Artigos relacionados
Samsung está trabalhando com Visa McAfee para impulsionar sistema de pagamentos e segurançaO serviço de pagamentos em dispositivos móveis está recebendo a devid...
Leia Mais [+]
Durante uma tempestade, os equipamentos eletrônicos da sua casa ficam vulneráveis e podem “queimar”. Saiba como contornar este problema e evitar picos de mau ...
Leia Mais [+]
  Pesquisa do Gartner com executivos seniores de finanças revela que, até 2020, 36% das empresas usarão a nuvem para fornecer suporte a mais de metade de seu...
Leia Mais [+]