O Firefox OS, inicialmente pensado para smartphones mais baratos, também será utilizado em aparelhos top de linha. A Sony será a primeira fabricante a lançar um dispositivo "premium" baseado no sistema, segundo informações da própria Mozilla.
"A Sony é conhecida pela qualidade e experiência de usuário, então eles estão focando em algo realmente top", afirmou Li Gong, vice-presidente sênior para aparelhos móveis da companhia.
"Estamos em discussões conjuntas sobre o tipo de dispositivo e qual será o produto", acrescentou. O executivo ainda deu pistas de que a Mozilla deve negociar o desenvolvimento de smartphones de alto desempenho com outras fabricantes.
"Os dispositivos de entrada são uma boa maneira de entrar no mercado, mas isso não significa que não podemos ou não queremos ampliar", ressaltou Gong. "Mas um ecossistema leva algum tempo para ser construído."
O primeiro smartphone com Firefox OS, o ZTE Open, foi anunciado em fevereiro deste ano. O aparelho conta com dois modelos, ambos de configurações bem modestas: um com processador Qualcomm Cortex- A5 de 600MHz e 256MB de memória RAM, e o outro de 800MHz e 512MB. O produto deve chegar ao mercado só em 2014.