Canonical lança guia com instruções e convida desenvolvedores a adaptar o sistema a seus tablets e smartphones favoritos
Alguns dias atrás a Canonical lançou versões do Ubuntu Touch, nome dado à nova interface para telas sensíveis ao toque (smartphones e tablets) de seu sistema operacional, prontas para serem instaladas em aparelhos como o Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10, bem como instruções de instalação.
Agora a empresa lançou um “Porting Guide” com instruções que os desenvolvedores podem seguir para adaptar o sistema a novos aparelhos, e iniciou uma “Port-a-thon”, espécie de “maratona de desenvolvimento” onde onde desenvolvedores tentam colocar o software nos aparelhos de sua escolha.
“Se você não se importa em fuçar um pouco, talvez compilar um kernel ou esmiuçar arquivos de configuração, nem em reinstalar o sistema em seu aparelho repetidamente, pode ser a pessoa que estamos procurando”, disse Daniel Holbach, um dos desenvolvedores do sistema, em um post no blog para desenvolvedores do Ubuntu na última sexta-feira.
Inclusas no guia estão instruções sobre o funcionamento interno do Ubuntu Touch, como as imagens do sistema são geradas, como testá-las e mais.
Trabalho em andamento
Se os resultados até agora forem um indicador, não irá demorar muito até que o Ubuntu Touch esteja rodando em uma ampla gama de hardware. Participantes do projeto já adicionaram suporte, em vários estágios de funcionamento, a 25 outros dispositivos, além dos quatro originais. Entre eles estão o tablet Motorola Xoom, Huawei Ascend G300, Samsung Galaxy S e Galaxy Note II, ASUS Transformer Pad TF300T, Dell Streak 7 e uma variedade de aparelhos da HTC.
Já os visitantes do Mobile World Congress em Barcelona, Espanha, podem evitar o trabalho pesado: a equipe no stand da Canonical (Stand 81D30 no App Planet Hall 8.1) estão a postos para instalar o Ubuntu Touch Developer Preview nos aparelhos da Google oficialmente suportados (Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10).