O Brasil é um dos cinco países da lista dos próximos países que receberão o Firefox OS, sistema operacional móvel criado pela Mozilla, empresa responsável pelo navegador. O CEO da companhia, Gary Kovacs, confirmou que o lançamento desta plataforma nos países escolhidos acontecerá ainda neste semestre.
A ideia da Mozilla é de disponibilizar o Firefox OS em mercados emergentes, onde há muitos aparelhos de preços mais baixos. Por isso, o Brasil encabeça as regiões que poderão ter aparelhos com o sistema muito em breve, ao lado de Venezuela, Polônia, Portugal e Espanha. Segundo Kovacs, este é apenas o primeiro passo para que o sistema operacional se popularize no mundo.
Já há algumas informações sobre possíveis fabricantes parceiras que devem produzir os smartphones com o Firefox OS. A LG e a ZTE estão entre as "favoritas" para lançarem os primeiros aparelhos com a nova plataforma móvel no mercado internacional. A Samsung, que também tem muitos telefones econômicos, por sua vez, não deve fazer parte deste projeto por enquanto.
Em janeiro, a Mozilla apresentou duas unidades de telefones com o Firefox OS. Durante a Campus Party Brasil, foi possível testá-lo, e em fevereiro, na feira de eletrônicos MWC, os aparelhos fabricados por Alcatel e ZTE com o sistema operacional móvel da Mozilla foram revelados.