A internet 4G já está funcionando no Brasil. Ainda presente em poucas cidades - das quais a cobertura se limita a alguns bairros e, ainda assim, a uma ou outra operadora -, a banda larga móvel chegará até o fim de abril em todas as cidades-sede da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza), com cobertura em 50% do espaço urbano. Ainda assim, usufruí-la está longe de ser apenas ligar para a operadora e pedir o novo serviço. Entenda:

Compatibilidade ainda é pequena

Um problema para o ingresso do consumidor nestes planos é que o número de aparelhos compatíveis com o 4G no Brasil ainda é bem pequeno. Somente dez celulares homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações têm compatibilidade com este padrão de conexão à Internet, e todos eles possuem valores acima dos R$ 1,5 mil.

Uma das séries de maior sucesso no Brasil e no mundo, o iPhone, não é compatível - nem em sua versão mais recente - com o padrão 4G LTE que o Brasil adotou. Aqui, o iPhone 5 apenas se conecta ao padrão HSPA+ (conhecido como "3G+"); mesmo caso do seu grande rival, o Galaxy S3.

No caso dos modems de internet móvel, nenhum dos modelos disponíveis atualmente é capaz de operar no 4G. Ao lançarem o serviço, as operadoras oferecerão condições especiais de pagamentos para adquirir os novos equipamentos compatíveis com a rede LTE.

4G é quatro vezes mais rápido que o 3G

O 4G traz benefícios em, basicamente, um vetor: a velocidade de transferência de dados. Com a tecnologia LTE, a experiência que se tem é equivalente a velocidade de um smartphone, tablet ou notebook conectado à rede Wi-Fi. Se você precisa transferir arquivos grandes e fazer downloads com o mesmo desempenho que você teria conectado a uma rede sem fio, então o 4G será realmente útil para você.

Artigos relacionados
A tecnologia NFC (Near Field Communication) está se mostrando cada vez mais útil no dia a dia e agora mais uma novidade está chamando a atenção: o pagamento de ...
Leia Mais [+]
AVG revela que 37% dos servidores são vulneráveis no Open SSLAdicionado por Susana BatimarchiA descoberta recente de outra vulnerabilidade no Open SSL e sua sub...
Leia Mais [+]
Mecam é uma filmadora de mão livre que pode ser fixada em sua roupa ou ser usada como uma colar para capturar vídeo ou tirar fotos de qualquer ponto de vista. S...
Leia Mais [+]