A HP informou hoje (19/9), por meio de comunicado, que resolveu, de maneira amigável, o processo de violação de patentes que movia contra a empresa brasileira Rio Branco Ltda., distribuidora da marca de produtos Maxprint, relacionado aos cartuchos integrados de impressão HP Inkjet1. O processo teve início no dia 12 de abril de 2011 no Tribunal do Estado de São Paulo.
A Maxprint, como parte do acordo, reconhece a validade das patentes HP e o direito da empresa de mantê-las e utilizá-las de maneira exclusiva. A companhia nacional também concordou com a paralisação das vendas dos cartuchos em questão no Brasil e em outros países onde sua marca é comercializada.
A HP e a Maxprint também concordaram em permitir que a Maxprint venda seu estoque remanescente até 1º de dezembro de 2012. A partir da data, as vendas relacionadas ao produto deverão ser encerradas. A Maxprint também vai reembolsar a HP em parte dos custos processuais, segundo o comunicado.
A HP afirma que também promoveu acordos com outras empresas sobre a venda desses mesmos cartuchos no País. São elas: Ecologic Technologica, Extralife Indústria e Comercio Ltda, Suprijet, SOS Cartuchos, Canal Verde, Edeltec e Mipo Technology Ltda. De acordo com a HP, as empresas reconheceram a titularidade e a validade das patentes da HP e que os produtos são cobertos por essas patentes.