Cibercriminosos brasileiros estão adicionando uma assinatura digital obtida ilegalmente para tornar cavalos de troia bancários menos suspeito e o golpe, mais eficaz. A empresa de segurança Kaspersky descobriu que trojans bancários usando essa técnica, que usa um sistema que comprovaria a autenticidade de um arquivo.

Com uma assinatura válida, segundo a Kaspersky, o arquivo tenta se passar por confiável não só para os usuários, mas também para o sistema operacional e até para alguns programas antivírus, que inicialmente consideram o arquivo como legítimo.

De acordo com o analista da Kaspersky Fabio Assolini, os dados do domínio registrado são totalmente forjados. "Além de usarem um endereço de e-mail de um serviço gratuito (Yahoo), no endereço informado na cidade de Vitória/ES há um prédio de apartamentos, e não um prédio comercial, como esperado. O telefone informado também é falso - não está localizado em Vitória, mas sim em Pernambuco (DDD 81)", afirmou em um posto no blog da empresa de segurança.

O processo de certificação de softwares envolve companhias conhecidas como CAs (Certification Authorities) que devem verificar a autenticidade dos arquivos e emitir o certificado aos desenvolvedores. Os criminosos brasileiros conseguiram obter a assinatura digital mesmo com os dados forjados. "Com os certificados digitais em mãos, os criminosos começaram a assinar seus trojans e distribuí-los em ataques por e-mail, oferecendo uma suposta 'atualização' dos plugins bancários usados para acessar o serviço de internet banking", afirmou Assolini.

Os certificados digitais fraudulentos emitidos pela Comodo e usados nesse golpe foram revogados no último dia 13 de Junho, 15 dias depois de serem emitidos.

Artigos relacionados
Um grupo de cibercriminosos que usa malware de mineração para conseguir dinheiro é descoberto por pesquisadores da empresa de segurança Kaspersky Lab. Os hack...
Leia Mais [+]
Estudo mostra quais conteúdos impróprios são vistos por crianças na redePesquisa feita com usuários de programas de controle parental revela que dois terços dos...
Leia Mais [+]
Há claramente um desejo para que as comunicações sejam unificadas na maioria dos negócios. E, de fato, aForbes identificou a colaboração/conferência como uma ...
Leia Mais [+]