Estudo comissionado pela empresa de segurança digital Kaspersky Lab aponta aumento da dependência de dispositivos eletrônicos para memorização

Um estudo divulgado esta semana aponta a crescente dependência de dispositivos eletrônicos para memorização de dados em geral. O levantamento "The rise and impact of digital amnesia" ("o aumento e impacto da amnésia digital") foi encomendado pela empresa de segurança eletrônica Kaspersky Lab. Abaixo, trechos do estudo:

A Internet e os dispositivos eletrônicos on-line transformaram nossa vida cotidiana e os relacionamentos. Confiamos a eles nossas informações pessoais preciosas, incluindo contatos e imagens, e confiamos neles para nos conectar a um vasto repertório de conhecimento, em qualquer lugar, a toda hora.

Como parte do seu compromisso em ajudar as pessoas a proteger o que mais importa em seu mundo on-line, a Kaspersky Lab desejava entender melhor como dispositivos digitais e a Internet afetam o modo como os consumidores lembram e usam a informação nos dias de hoje – e o que, se alguma coisa, eles estão fazendo para protegê-la.

Encomendamos à empresa de pesquisa Opinion Matters um levantamento com 6.000 consumidores, entre 16 e 55 anos, divididos igualmente entre homens e mulheres, divididos em grupos de mil no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Países Baixos.

O resultado sugere uma ligação direta entre a informação disponível no clique de um botão e a diminuição da capacidade de memorização. A Kaspersky Lab chamou a este fenômeno de Amnésia Digital: a experiência de esquecer informação ao confiá-la a um dispositivo digital para guardá-la e lembrar para você.

Outros dados da pesquisa:

Na Europa, mais de metade dos adultos (até 60%) sabia ligar para a casa em que cresceram sem olhar o telefone na agenda, mas não sabia ligar para os filhos (53%) ou o trabalho (51%).

Cerca de um terço não sabia o número de telefone do cônjuge.

Um terço dos pesquisados responderam que acha mais fácil pesquisar na Internet algum dado do que tentar lembrar dele.

O efeito de amnésia digital não foi notado só entre jovens. Pelo contrário, em alguns casos até foi maior entre os mais velhos.

4 em cada 10 mulheres e jovens entre 16 e 24 anos disseram que ficariam muito abalados se perdessem definitivamente os dados dos dispositivos digitais, devido às fotos e contatos armazenados

Como se trata de um estudo de empresa de segurança, um dos pontos da pesquisa dizia respeito a isso. Apenas 34% dos pesquisados têm software de segurança instalado no smartphone. Nos tablets o percentual cai para 23%.

Artigos relacionados
Uma empresa britânica desenvolveu um protótipo de óculos de realidade aumentada, o que poderá concorrer com o Google Glass....
Leia Mais [+]
Instalar portões eletrônicos auxilia as pessoas com a segurança e a praticidade no dia a dia. Entretanto, em casos de problemas com esses motores, é possível ...
Leia Mais [+]
Com mais de 30 anos de atuação, a NHS é líder de mercado em nobreaks na Região Sul do Brasil. Uma empresa 100% brasileira e com tecnologia própria e nacional....
Leia Mais [+]