Um novo cavalo-de-troia se espalha através de mensagens no Skype, que está em meio de um processo no qual substituirá o Windows Lime Messenger. De acordo com a Kaspersky, o malware tenta, além de roubar as senhas da vítima, instala um gerador de Bitcoin na máquina infectada.
Por meio de um texto que diz “Your photo isn’t really that great” ou “I don’t think I will ever sleep again after seeing this photo” (“Sua foto não está tão boa” ou “Acho que não vou dormir mais após ver essa foto”), os contatos infectados enviam um link que leva a um site onde são baixados múltiplos módulos maliciosos para o PC.
Como recurso para enganar as pessoas, o malware usa URLs encurtadas. As estatísticas de acesso dos links maliciosos no bit.ly e goo.gl mostram que houveram mais de 170 mil cliques em uma hora. A maioria das vítimas é da Rússia, Itália, Ucrânia, Polônia, Costa Rica, China e Bulgária. Para não se juntar a essa lista, a Kaspersky Lab recomenda que o usuário pergunte ao seu contato se o link é real antes de clicar.
Um dos sintomas de que o computador está infectado é alto processamento da CPU. Se o computador está mais lento e com taxa de processamento da CPU acima de 90%, a Kaspersky Lab recomenda que o usuário escanceie o computador com um antivírus robusto.